Impacto do Factoring nas finanças da minha Empresa

As vantagens de optar pelo factoring para equilibrar as finanças são várias. Entre elas, está o fato de conseguir manter as contas em dia e garantir um bom fluxo de caixa. Mais do que isso, o factoring é essencial para evitar o endividamento da empresa e ter acesso a fontes legais de recursos, com menos burocracia e custos.

Com isso, aumenta a possibilidade de negociar preços melhores com os fornecedores, por exemplo, já que a empresa terá valores para efetuar o pagamento à vista. Não obstante, também é possível estender o prazo de pagamento para os clientes, especialmente aqueles que realizam compras maiores.

Outra vantagem importante é que, em comparação com os custos com cartão de crédito ou cheque especial, os valores gastos com factoring acabam sendo bem mais atrativos. Isso tudo sem nem mencionar as negociações com bancos ou financeiras, que podem ser exaustivamente lentas.

Em geral, é possível dizer que as maiores vantagens de fazer factoring são:

- A antecipação dos créditos;
- A transferência do risco de inadimplência;
- O foco maior na estratégia do negócio;
- A facilidade na aquisição de matéria-prima;
- A ausência de juros por empréstimos bancários ou atraso de contas.

Mas não é só isso. Muitas empresas de factoring fornecem assistência a atividades essenciais da empresa, como a administração de contas a pagar e receber. Além disso, elas podem proporcionar um cronograma definitivo de pagamentos, a fim de organizar a gestão orçamentária do negócio.
Existe uma série de impactos que essa solução pode gerar nas finanças da sua empresa!
A primeira delas é o fato de que, com o factoring, sua empresa consegue antecipar os recebíveis e “colocar a casa em ordem”. Isso significa que aqueles valores que você só receberia, em alguns casos, daqui a meses, estarão disponíveis em curto prazo para que você:

- Coloque o caixa em dia;
- Compre matéria-prima;
- Pague os seus fornecedores;
- Invista em infraestrutura, ferramentas ou pessoal.

Com dinheiro em caixa, aumenta o poder de negociação da sua empresa, que pode tentar alguns descontos ou opções diferenciadas de pagamento direto com os fornecedores. Além, é claro, de possibilitar que você negocie com mais flexibilidade junto aos seus clientes, estendendo os prazos de pagamento, por exemplo.

Essa opção também pode significar uma economia importante para a sua empresa, especialmente se você comparar os custos envolvidos no factoring com aqueles exercidos sobre os empréstimos bancários ou mesmo as taxas de juros que poderiam ser cobradas em caso de atraso das contas da empresa.​

Dessa forma, a gestão da sua empresa pode se voltar ao âmbito estratégico e focar em alavancar as vendas e aumentar o faturamento.

É uma solução e tanto, certo? Nesse ponto, você deve estar se perguntando o quanto uma empresa de factoring é, de fato, segura.

E se você quer essa solução para a sua empresa também:

Agende agora uma visita com um de nossos especialistas, sem compromisso:

Fale Conosco

(32) 3333-2072

barbacena@federalinvest.com.br

Avenida Coronel Teofilo, 352,
Sala 20 - Centro - Barbacena - MG - CEP: 36200-044

 
CNPJ: 30.282.528/0001-61