O que é Factoring?

Milhares de micro, pequenas e médias empresas brasileiras recorrem diariamente ao factoring para receber à vista os cheques pré-datados, duplicatas e outros títulos das vendas que realizaram a prazo. É uma forma prática, rápida e segura de adiantar sua receita e garantir capital de giro.

O factoring, também chamado de fomento comercial, provê liquidez a empresas que precisam de recursos para compromissos financeiros de curto prazo.

Não se trata de empréstimo, mas sim de uma operação comercial de “compra” de recebíveis. Ou seja, a agência de factoring adquire da empresa cliente os direitos das vendas feitas a prazo, paga à vista um valor um pouco mais baixo e, na data de quitação pelo consumidor que passou o cheque pré, por exemplo, a agência recebe o valor total do título.

Para as empresas, são várias as vantagens de optar pelo factoring para equilibrar as finanças. Entre elas, a oportunidade de manter as contas em dia e garantir um bom fluxo de caixa. Mais do que isso, o factoring é essencial para evitar o endividamento da empresa e viabilizar recursos com menos burocracia e custos.

Com dinheiro em mãos, a empresa pode negociar preços melhores com fornecedores, já que vai pagar à vista. E, do outro lado, ganha também a possibilidade de oferecer aos seus clientes um prazo de pagamento mais longo, o que certamente contribui para aumentar suas vendas.

Outra vantagem importante é que, comparados aos juros do cartão de crédito ou do cheque especial, os custos do factoring são bem mais atrativos.

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